Animações, ficção, documentários e vídeo-arte realizados em formato digital compõem a Mostra Fluxus - Festival Internacional de Cinema na Internet (Fluxus), criado há cinco anos e que pela primeira vez sai pelo mundo em formato itinerante.
São18 obras bem diferentes entre si, mas que demonstram uma particularidade que as une: o desejo intenso de criar uma nova experiência para a imagem em movimento. As produções são de vários países como Hungria, Alemanha, França e Japão. Entre filmes conceituais ou experimentais, a mostra traz uma idéia positiva sobre um outro cinema que muitas vezes supera sua capacidade narrativa para falar mais das possibilidades da criação audiovisual', explica o coordenador da mostra em Belém, Joábne Oliveira.
O Fluxus é mais uma possibilidade ao audiovisual alternativo e independente. O festival aceita novas mídias, sem esquecer do tradicional cinema. Os formatos são diversos: película (Super 8mm, Super 16mm, 35mm), vídeos digitais, flashs, filmes feitos com câmeras de celulares e o que mais se puder imaginar em formato audiovisual.